Dicas de como planejar seu intercâmbio

Faça um planejamento para sua viagem

16 de Novembro de 2017

Dicas de como planejar seu intercâmbio

Fazer um intercâmbio está na sua lista de desejos para realizar nos próximos anos? Se sim, é necessário seguir alguns passos para que essa experiência seja extraordinária do começo ao fim e, claro, sem surpresas.

Se começou a considerar essa aventura enriquecedora para a sua vida, provavelmente você pensou rapidamente em algumas perguntas para esse início, como por exemplo: qual será o destino, passaporte, visto, hospedagem, passagens, seguro-saúde etc.

Se você considerou essas perguntas, inicialmente sem respostas, você já está no caminho certo. Agora a pesquisa, muita pesquisa, será a sua melhor amiga até bater o martelo final.

Vamos ao que realmente interessa antes de embarcar para o seu curso no exterior!

Quando começar a me programar?

Isso varia de acordo com a modalidade de seu intercâmbio. Para cursos de idiomas em países que exigem visto, três meses de antecedência é um bom prazo. Caso ele não seja necessário, é possível resolver todo o trâmite em cerca de um mês.

Os programas de high school exigem mais tempo para realizar todos os procedimentos, como análise do histórico do candidato, escolha da escola e da moradia. Além disso, as datas de início das aulas seguem um calendário escolar pré-fixado que varia de acordo com o país.

Para dar conta de todo o processo e documentação, é recomendável iniciar o planejamento de seis meses a um ano de antecedência.

Quais as vantagens de adquirir um pacote na agência?

Por ter todo um suporte para as burocracias que um intercâmbio exige, a agência pode abreviar os prazos e deixar tudo mais fácil para o estudante. Fora que é muito mais seguro ter o apoio de uma escola para qualquer contratempo do que ter que resolver tudo sozinho e entrar em desespero por não saber o que fazer.

Na YouBet! você conta com uma assessoria exclusiva para a emissão do visto americano e toda a estrutura para a sua experiência no exterior. Fale agora com um de nossos especialistas pelo e-mail contato@youbetschool.com, ou pelo Whatsapp (11) 97737-8840, e tire todas as suas dúvidas. ;)

Obs.: As taxas ficam por conta do cliente.

Qual será o destino?

Isso depende do estilo do estudante, orçamento e o que ele procura no lugar em que irá passar alguns meses. Há quatro pontos que devem ser levados em consideração:

  1. Objetivo da viagem: apenas estudo, diversão, estudo e trabalho;
  2. Clima do país;
  3. Orçamento;
  4. Tempo que deseja ficar fora.

Como funciona o seguro-saúde?

Ele é obrigatório para entrar na maioria dos países que recebem estudantes brasileiros.

Antes de viajar, verifique se o seu plano de saúde tem cobertura no exterior, ou se o seu cartão de crédito internacional inclui seguro-viagem. Caso contrário, contrate um plano privado em uma agência de turismo ou seguradora para evitar dores de cabeça ou rombos no orçamento. O trâmite deve ser feito ainda no Brasil.

Atenção: Se você pretende esquiar ou praticar esportes de aventura, muitos planos não têm cobertura para essas atividades. Por isso, é necessário procurar um seguro específico ou pagar uma taxa extra. O custo do seguro-saúde geralmente é calculado de acordo com o número de dias no exterior, o tipo de cobertura, a idade do viajante e o destino escolhido.

Qual o nível de conhecimento do idioma?

Se você quiser ir para treinar o inglês, não há regras, pode ser do básico ao mais avançado. Afinal, você irá para aprender. Agora, se for para fazer um curso específico ou até mesmo o high school, é necessário ter o nível intermediário. Porém, muito mais importante do que o conhecimento prévio é a vontade de aprender quando estiver lá.

Quer saber como planejar a sua primeira viagem internacional? Leia aqui.

E como tirar o seu visto americano sem passar perrengue? Leia aqui.

Agora é só se planejar e viajar!

Post Por:

Jéssica Severo

Jornalista • digital creator, doida por fast-fashion, fast-food, viagens e produtos de beleza