Primeira viagem internacional: dicas úteis

Criamos um guia detalhado para você não passar perrengue e desfrutar

2 de Novembro de 2017

Primeira viagem internacional: dicas úteis

Viajar é sempre uma experiência enriquecedora, não importa o destino, mas viajar para fora do seu país de origem tem um gostinho mais especial.

Mesmo assim, pode ser um pouco assustador, principalmente se você não tem o costume de lidar com as burocracias que isso envolve, como: milhares de documentos, reservas, alfândega, etc.

Por isso, criamos um guia detalhado para você não passar perrengue e desfrutar muito bem do país que será seu durante alguns dias (ou meses).

  1. Passaporte válido: verifique se ele tem validade suficiente para a ida e a volta - alguns países exigem que ele seja válido por até 6 meses depois da data de retorno de sua viagem. Não são todos os países, então é importante checar para não ter surpresas.

  2. Visto: se o seu destino necessita de visto, isso deve ser providenciado com antecedência, para que no dia do embarque isso não seja um impeditivo para a sua viagem.

  3. Vacinas: são necessárias somente se você vai viajar para países que exigem tal comprovação.

  4. Reserva: é importante confirmar a reserva do hotel na hora do check-in. Se você não for ficar em hotel e sim em hostel/Airbnb/casa de parentes ou amigos, uma carta ou e-mail já comprova a sua estadia no local.

  5. Passagem de volta: na alfândega eles podem perguntar sobre seu retorno, então é bom ter em mãos a passagem.

  6. Seguro de viagem: é essencial, pois com essa garantia você não vai passar aperto caso necessite de um médico no país em que estará. É importante verificar se o seu seguro cobre o que você vai precisar, exemplo: decidiu esquiar e se machucou. Seu seguro precisa ter uma cláusula que contemple “acidente por esportes radicais”.

  7. Dinheiro: calcule quanto mais o menos você pretende gastar por dia na viagem. Um exercício legal é pensar que, se no Brasil você gasta R$15 no almoço + R$10 no transporte, leve isso na moeda local. Assim você equipara valores e fica mais fácil de se planejar para as atividades no dia a dia. É importante também verificar o câmbio e se vale a pena utilizar o cartão de crédito.

  8. Mala de mão: última dica, mas não menos importante, leve tudo o que for eletrônico e objetos pessoais/ de valor, com você na cabine! Lembre-se também de colocar uma muda de roupa na mala de mão, já que o risco de extravio da mala despachada é alto, e caso isso ocorra, você terá mais uma roupa até esse problema ser resolvido.

  9. Dica extra (complemento da dica 8): faça uma lista com tudo o que você colocou na mala. Se ela for extraviada/perdida/roubada, você terá uma lista para checar se tudo o que colocou lá dentro está lá de fato. Se não estiver, a companhia área é a responsável por ressarcir os objetos não encontrados. O mesmo vale para casos onde a mala é quebrada. Se percebeu isso assim que tirou-a da esteira, vá imediatamente ao balcão da companhia fazer a reclamação, e eles são obrigados a consertar ou conceder uma mala nova.

Anotou tudo?

Então, boa viagem!

Post Por:

Jéssica Severo

Jornalista • digital creator, doida por fast-fashion, fast-food, viagens e produtos de beleza