O Guia Definitivo do Verbo To Be
23 de Maio de 2017
Você já parou para pensar a diferença entre “ser” e “estar”?
É interessante pensar que coisas do nosso dia-a-dia são tão corriqueiras e tão difíceis de definir.
Existe uma definição extremamente simples de ser: Aquilo que é; já “estar” apresenta o estado, a forma de apresentação.
Sendo assim ser e estar são a mesma coisa, a diferença sutil é que, ser é algo permanente na maioria das situações, e estar é algo temporário na maioria das situações.
Temos como exemplo maior a água. A água é sempre água, mesmo que se apresente em estados como líquido (água), sólido (gelo) ou gasoso (vapor).
Levando para o campo pessoal fica ainda mais fácil de entender, você pode ser uma pessoa feliz e estar num momento triste, momento esse passageiro, logo temporário.
O inglês é um idioma extremamente prático, e o famoso verbo “To Be” começa a ser simplificado a partir do momento que entendemos que dentro do contexto de uma frase ele dirá se algo é ou está a partir da mesma palavra.
Vamos conhecê-lo já!
Simple Present
Am (Ém) – Sou / Estou – Utilizado sempre no singular com o pronome I (Ai)
Is (Is)– É / Está – Utilizado sempre no singular com os pronomes He (Ri), She (Xi) e It (It) e com nomes.
Are – (Ár) - Somos / Estamos – Utilizado quase sempre no plural, com os pronomes We (Uí), They (Dêy). “Are” também é utilizado com o pronome You (Iú), seja no singular ou no plural.
Simple Past
Was (Uós) – Era/Estava – Utilizado com os pronomes no singular, I, He, She, It Were (Uãr) – Éramos estávamos – Utilizado com pronomes ou substantivos no plural, You, We, They.
Simple Future
Will/Gonna be – Estaremos / Seremos – Utilizado com todos os substantivos e pronomes. (Uill / Gonna bi)
To Be
ATENÇÃO
O verbo To Be se aplica à substantivos da mesma forma que a pronomes.
Inglês: Juliana is happy! (Juliana is répi) Tradução: Juliana está feliz
Inglês: Noah and Cindy are brother and sister. Tradução: Noah e Cindy são irmão e irmã.
Existe uma famosa canção da Beyoncé que se chama “If I were a boy”. Isso está correto? É licença poética? A resposta é sim e não. Está correta e não é uma licença poética. Sempre que o substantivo ou o pronome for precedido de “If” o verbo a se utilizado posteriormente é “were”. Existe um sentido de possibilidade, fosse ou estivesse. Então já sabe, If e were sempre andam juntos.
Abraços!